Trilhando o caminho

Trilhando o caminho

terça-feira, 9 de julho de 2013

Mas que um mito! Um lutador completo.



nascido Lee Jun-fan em 27 Novembro de 1940 à 20 de julho de 1973, pode se afirmar que Bruce Lee foi mas que um mero artista de televisão, ele foi um filosofo, ator, praticante de diversas artes marciais, roteirista e diretor de filmes, Também foi criador de uma arte marcial que se destaca e se diferencia das demais artes o JEET KUNE DO. Bruce foi e é considerado um dos lutadores mas influentes do mundo e um ícone cultural; Sem falar em seus filmes , cinco longa-metragens: The Big Boss (1971) e Fist of Fury (1972) de Lo WeiWay of the Dragon (1972), dirigido e escrito por Lee; Enter the Dragon (1973), da Warner Bros., dirigido por Robert Clouse; e Game of Death (1978), dirigido também por Clouse.

Sua primeira Arte marcial foi o  Tai Chi e kung fu que aprendeu com seus pais depois com 13 ano foi o Wing Chun com seu grande mestre Yip Man ele foi considerado por vários um superdotado em Artes Marciais por sua capacidade de aprender e aperfeiçoar rapidamente seus movimentos , porém posteriormente rejeitou estilos de artes marciais bem definidos, favorecendo, em vez de técnicas de várias fontes, o espírito da filosofia de suas artes marciais pessoais, que ele chamou de Jeet Kune Do.

Os abdominais de Bruce Lee

De todas as partes do corpo que Bruce Lee desenvolveu, os seus músculos abdominaiseram os mais espetaculares: sólidos como pedra ao toque, profundamente cortados e altamente definidos. Bruce acreditava que os abdominais eram um dos mais importantes grupos musculares para um artista marcial já que virtualmente todo movimento requer algum grau de trabalho abdominal.

A esposa de Lee, Linda Emery, afirma que o seu falecido marido "era um fanático por treinos abdominais. Estava sempre a fazer sit-ups, abdominais, movimentos de cadeira romanos, elevações de perna, e V-ups."
De acordo com algumas notas iniciais de Lee, o seu treino diário abdominal incluía:
  • Torção de Cintura - quatro séries de 90 repetições.
  • Sentar para cima (sit-ups) com torções - quatro séries de 20 repetições.
  • Elevações de perna - quatro séries de 20 repetições.
  • Torções inclinadas - quatro séries de 50 repetições.
  • Pontapés em posição de rã - quatro séries de 50 repetições

  • O Jeet Kune Do se originou em 1965 em uma luta controversa com Wong Jack Man, que era contra a ideia de Lee em ensinar artes marciais a não-orientais. Após cerca de três minutos de combate, Wong Jack Man foi derrotado. Lee concluiu que a luta durou tempo demais e que não tinha demonstrado todo seu potencial usando as técnicas do Wing Chun. Considerou que as técnicas tradicionais de artes marciais eram muito rígidas e formalistas para serem usadas em situações de violência nas ruas. Lee decidiu desenvolver um sistema com ênfase na "praticidade, flexibilidade, rapidez e eficiência". Começou a usar métodos diferentes de treinamento, como treinamento de peso para a força, corrida de resistência, alongamento para a flexibilidade, e muitos outros que foi adaptando periodicamente.

  • Lee enfatizou o que chamou de "o estilo sem estilo". Este consistia em livrar-se da abordagem formalizada e Lee alegou que era uma mistura de estilos tradicionais. Lee sentiu que o sistema que no momento chama-se Jun Fan Gung Fu ainda era bastante restritivo e, finalmente, evoluiu para Jeet Kune Do ou o Caminho do punho interceptor.
    Antes de fundar o Jeet Kune Do, os estilos do luta praticados por Bruce Lee foram:
  • Tai chi chuan
E se for continuar falando sobre esse Grande lutador vou passar dias e dias escrevendo, Mas para resumir  "ele é o cara"