Trilhando o caminho

Trilhando o caminho

sábado, 26 de outubro de 2013

Nocaute ... perigo da vida de um lutador!

Algo que parece ser bom para quem assiste uma luta de MMA, Boxe, Muay Thai entre outras, mas para quem é nocauteado é ruim e até mesmo perigoso , pois pode causar grandes danos ou até a morte! O Nocaute muitas vezes acontece por uma sequência de golpes ou apenas um golpe que acerta o adversário na cabeça e o leva ao chão deixando apagado,pois causa um pequeno trauma no tronco Cerebral, nesse caso existe três tipos:o nocaute típico que resulta em uma perda contínua de consciência (comparável a uma anestesia geral, no qual se perde a memória do acontecido), um nocaute "rápido" no qual uma perda de consciência bastante transitória (menor que três segundos) ocorre (no qual a vítima tipicamente mantém o alerta e a memória do combate), e por último um "paralisante" onde a consciência é mantida apesar da propriocepção, processamento de áudio, e visão extremamente distorcidos. 
Então está ai a preocupação em deixar os punhos levantados e a guarda fechada, mas mesmo assim tem os riscos de receber um golpe forte na cabeça na hora de atacar.
A parte de risco do Nocaute e quando  pode ocasionar em AVCs ou paralisias, e também o lutador pode entrar em estado de coma e ate mesmo morrer. Por causa disso, vários médicos aconselham a não praticar esportes que envolvam nocaute.
Mas também existe o Nocaute técnico que ai é outra História que depois vamos abordar! Valeu galera! OsS

Em Nosso mundo não existe SORTE

Galera  muitas vezes escutamos: " Ele ganhou aquela luta por pura sorte" ou " aquele golpe foi na sorte" , coisas desse tipo. Será que foi sorte? Bem quando falamos de luta real ou competição não existe sorte e sim preparação para diversidades, treinamento e vontade, mas SORTE não existe quando se fala em luta! pode ser que um lutador ganhe do outro porque o outro estava se achando ai brincou, ou então porque foi mais inteligente e soube controlar a luta.

 

Lembre-se na luta VOCÊ deve confiar em Deus, em VOCÊ mesmo e nas sua técnicas e ensinamentos, não conte com sorte pois ela não existe em nosso mundo !

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

COnceito de evolução de um lutador (GRADUAÇÃO)

Quando se fala "Ele e Faixa Preta" logo se pensa o cara é um monstro, será? 
Bem Eu como praticante no Mundo Marcial tenho como conceito de Graduação a questão técnica do praticante, em outras palavras o aluno que é graduado é por ter uma boa postura e uma aplicação de golpes boa e técnicas avançadas, sendo assim merecendo receber uma graduação maior (Corda, Coroa, Faixa, Dan e etc).
Mas uma coisa afirmo essas coisas são simbolizações elas não derrubam adversários nem defende você de um soco, uma corda é uma corda, uma faixa é uma faixa e assim vái! Já vi lutadores com graduações maiores caírem perante graduações menores, Também acho que tem escolas de artes marciais que graduam alunos cedo de mais, e as vezes não o preparam para tal poder, pois tem praticante que quando recebe uma faixa já se acha o Brue Lee da vida e já quer ser melhor que fulano e sair batendo em x, a e b ... Arte marcial não é só porrada! É vai muito além disso... vai muito alem de faixa, cordas e graduações... Arte marcial e Cuidar do corpo, mente e espirito; É Humildade, disciplina e simplicidade um mundo em que você tem que ter um objetivo e nenhuma limitação.
Lembrando que esse é meu ponto de vista ok, você caro leitor pode discordar ou concordar ou ate complementar meu pensamento!
Pois bem é isso fica aqui me OsS galera ;)


segunda-feira, 21 de outubro de 2013

As oito armas do muay thai

Uma das denominações do muay thai é a “arte marcial das oito armas”, isso por conta de serem as oito partes do corpo usadas para golpear – dois punhos, dois cotovelos, dois joelhos e dois pés – e para cada uma destas oito armas existem grandes variações de golpes. O intuito deste texto é falar um pouco sobre elas.
Vamos começar de cima para baixo. Os punhos, na atualidade os punhos dos lutadores de muay thai tem servido para o “clinche” – segurar a cabeça do oponente para goleá-lo com os joelhos e para desferir socos, estes últimos ganharam reforços com o boxe inglês, rezam lendas que lutadores de muay thai que se dispuseram a lutar boxe teriam se saído muito bem, mas o que vemos nas academias brasileiras é um boxe bem inglês, inclusive mantendo seus nomes (jabs, diretos, upers, cruzados, ganchos), alguns lutadores contam que foram atrás de professores de boxe para se aprimorar e voltar para o muay thai com um boxe mais afiado (é o caso do mestre Artur Mariano – ver entrevista no youtube).
Quanto aos tão temidos cotovelos, felizmente ou infelizmente não os vemos muito aqui no ocidente, isso porque de certa forma foram “banidos” por causar estragos demasiados nos lutares, fato que diminuía muito sua “vida útil”. Uma cotovelada certeira no rosto facilmente garante um nocaute e alguns pontos e ossos quebrados. Esta é uma certa tendência ocidental, como podemos perceber pelo boxe olímpico por exemplo, onde são contados pontos por golpes e tipos de golpes acertados, diferentemente do esporte tradicional. Sem dúvida que isso modifica de alguma forma o esporte. Uma cotovelada típica de ser vista nas lutas tailandesas é aquela que vem na horizontal, lateralmente, quase que como um soco cruzado, o lutador gira o tronco juntamente com o braço flexionado, formando noventa graus com o tronco e atinge o rosto do oponente.
Joelhadas, destas existem também uma grande variação de golpes, podendo seu alvo ser deste a perna do adversário, seu tronco ou mesmo sua face. Quando os lutadores se grudam no “clinche” elas são as que mais costumam aparecer, muitas são desferidas no abdômen do lutador, mas em ultimo caso espera-se conseguir abaixar a cabeça do adversário para desferir uma joelhada em seu rosto o que comumente garante um nocaute. As joelhadas também podem ser “voadoras” no sentido de virThaem junto com um salto do lutador na direção do outro o atingindo “no ar” antes que toque novamente o solo. Este tipo de joelhada e vários outros golpes com saltos são inspirados em Hanuman, uma espécie de deus macaco da antiga religião tailandesa.
A grande marca do muay thai é sem dúvida o chute, temido por outras artes marciais quando estas entram em confronto (no MMA por exemplo), ganha todo este respeito por ser um golpe muito rápido e de grande força, capaz de quebrar ou trincar facilmente ossos não acostumados (e preparados) a recebê-los. Nos chutes de mauy thai podemos incluir a canela juntamente com os pés. A força do chute vem do fato dele ser desferido com um movimento de todo o corpo, não somente das pernas, cada membro do corpo se move de uma forma para que o chute saia cada vez mais rápido e potente. Todo o corpo do oponente pode ser alvo do chute, marcando muito os chutes na cocha do adversário que podem aos poucos ir minando um nocaute para assaltos posteriores, ou mesmo um chute na cabeça, que é mais difícil de acertar, mas que se pegar “em cheio” é certeza de nocaute também. Os chutes podem ser efetuados com várias partes do pé (peito do pé, lateral, palma e calcanhar) e canela.
Assim temos as oito armas do muay thai, que como vimos podem ser ampliadas para enumeras outras possibilidades de golpes, criando um verdadeiro cartel de combate para os guerreiros